Heróis do Mar de Búzios resgatam com vida três em menos de 24 horas

4O Grupamento de Guarda Vidas está se preparando para encarar o final de 2014 e o verão que se aproxima de 2015.

A famosa frase “Água no Umbigo, sinal de Perigo”, utilizada pelos Guarda Vidas, não é apenas uma rima, segundo o Inspetor da Guarda Vidas de Búzios Bruno Oliveira. “Quando falamos água no umbigo, sinal de perigo tem uma razão para isso: quando se está com água acima da linha da cintura o centro de gravidade está na água, então quem manda é a água”.

Ainda nem começou o verão e a última semana foi de muito trabalho para os Guarda Vidas de Armação dos Búzios. Em menos de 24 horas três resgates sem óbito foram feitos entre as praias de Geribá e Tucuns em meio ao vendaval e ondas de até três metros. O primeiro foi um rapaz que fazia a prática de ‘KiteSurf’ que foi arrastado pelos ventos e no dia seguinte um casal de turistas mineiros. O vídeo com o resgate do casal já teve mais de 11 mil visualizações na Página do Folha de Búzios no Facebook.

Um dos Gvs que estava no resgate do casal, Frederico Tardelli, que vai completar em novembro oito anos no grupamento contou com detalhes como aconteceu.

“Final de semana passado sábado e domingo tivemos dois salvamentos que nós tivemos que sair com o afogado em Tucuns. O afogamento aconteceu aqui no posto em Geribá e tivemos que sair lá em Tucuns. Geribá é mar de valas perigosas e essas pessoas que vem de fora, principalmente mineiro e paulista que quase não possuem contato com o mar chegam e não vem no posto perguntar onde podem tomar banho, onde podem ficar tranquilos e já vão entrando no mar. Principalmente aqui nesse canto do Beach Club é muito perigoso. É considerado a parte mais perigosa da praia. Se cair aqui no canto direito do jeito que está o grande o mar, vento forte e a água gelada, não tem como você pegar aqui e voltar para Geribá, não tem condições, a correnteza não deixa o vento não deixa. Então o procedimento é pegar o afogado e sair em Tucuns. Foi o que nós fizemos’-contou.

3

Durante o resgate do casal mineiro o GV Guilherme Gonçalves Pereira relatou que a moça clamou o nome de Deus para não morrer e desmaiou duas vezes em seus braços.

”Foi tudo muito rápido! Eu estava sozinho no posto e meu companheiro de plantão estava fazendo exercícios. Não tinha movimento nenhum na praia, quando começou a chegar gente. Fui buscar as bandeiras vermelhas para colocar na praia, quando voltei tinha duas mulheres na beira da vala com a água no tornozelo. Finquei a bandeira em um lado e fui dar uma última olhada e vi que elas estavam com água na canela e estavam na boca da vala, quando eu deparei a mulher já estava sendo puxada pela correnteza. O marido dela pulou da pedra para ajudar. Ela não sabia nadar. Eu peguei os dois. Segurei os dois. Ela já estava afundando, eu tive que largar o rapaz que sabia nadar e a peguei. Comecei a nadar pra fora a situação estava muito difícil mesmo. Eu tive que nadar com ela pra fora. Ela desmaiou nos meus braços duas vezes e clamou a Deus! A emoção tomou conta de mim, até eu chorei dentro d’água. Consegui sair com ela lá na Praia de Tucuns. O outro Guarda Vidas, o Patrick, pegou o marido dela no fundo, achou ele no fundo. Praticamente já estava dando ele como desaparecido e conseguiu pegar ele, porém, conseguimos sair lá em Tucuns foi uma situação muito perigosa. Essa semana de vento forte de mar brabo, tivemos muitas ocorrências, as pessoas surfando, gente velejando de Kit surf”-contou ele.

5

Um alerta importante do Inspetor Geral Bruno Oliveira é que bebida alcoólica e mar não combinam já que a maioria dos afogados consome álcool antes de entrarem na água.

“Dou um conselho para os frequentadores das praias de Búzios. Antes de entrar na água sempre procurar informações com os Guarda Vidas. Porque nós sinalizamos tudo corretamente, mas os turistas não respeitam as sinalizações. Então antes de tomar banho, antes de fazer qualquer atividade na praia, pode perguntar pra gente. Porque estamos aí para esclarecer as dúvidas. São quatro postos na praia de Geribá e todos eles possuem Guarda Vidas. Pedimos a todos os banhistas que ao chegarem à praia, primeiramente se direcionem a cabine do posto dos Guarda Vidas e pergunte qual é o local mais seguro para entrar no mar e se banhar. Independente da corrente e independente de praia tem que está fazendo esse trabalho. Assim vai facilitar tanto a vida dos próprios banhistas, quanto também o trabalho que é feito pelos Guarda Vidas. Mediante a essa prevenção que nós fazemos aqui em toda península de Armação dos Búzios”-conclui Bruno.

Para evitar problemas na praia confira as dicas dos Guarda Vidas:

- Quando chegar à praia procure orientação de um guarda-vidas para saber qual o local mais seguro para o banho de mar;

- Não abuse do álcool, ele faz você perder a noção do perigo;

- Comer demais e entrar na água é perigoso, você corre o risco de ter uma congestão;

- Não avance além da linha do umbigo. Lembre-se: “Água no Umbigo Sinal de Perigo”;

- Não confie em bóias, pranchinhas e objetos flutuantes. Eles transmitem uma falsa impressão de segurança;

- Evite entrada brusca no mar após longa exposição ao sol. Há o risco de choque térmico e desmaio;

- Evite exposição excessiva ao sol, pois há o risco de insolação;

- Pais e responsáveis por crianças devem dar atenção especial a elas quando estiverem nas praias, procurando sempre identificá-las com pulseiras que são distribuídas gratuitamente nos Postos de Bombeiros;

- Quando as crianças forem para o mar, devem estar sempre acompanhadas;

- Caso esteja em situação de risco no mar, sendo arrastado por uma correnteza, não entre em pânico; procure boiar, e em seguida pedir socorro, ou nadar paralelamente à praia;

- Se encontrar alguma pessoa em dificuldades no mar, não tente salvá-la. Jogue uma bóia e avise ao guarda-vidas mais próximo. Ele saberá como agir;

- Afaste-se das praias em caso de temporal ou raios;

- Evite banhos marítimos noturnos. Nesse período dificilmente você conseguirá ajuda.

Fonte:  FB / Zilma Cabral

Balanço Policial

PM identificou mulher que abandonou feto em rua de Cabo Frio

Foi identificada na manhã deste sábado (17), a mulher que realizou um aborto e jogou o corpo de uma criança, no bairro das Palmeiras, em Cabo Frio. O corpo da criança foi encontrado por um funcionário da Comsercaf quando revirava um lixo  a procura de latinhas. A equipe do Sargento Dos Santos...
Leia mais

Acidente na Via Lagos neste início de manhã deixa quatro feridos

Uma colisão aconteceu entre dois veículos na Via Lagos, em Rio Bonito, altura do km 22, deixou quatro feridos, sendo dois em estado grave. Um Voyage colidiu com um Meriva próximo ao viaduto da Praça do Pedágio por volta das 9h e, com o impacto da batida, o Meriva acabou capotando.  As quatro...
Leia mais
Copyrighted.com Registered & Protected 
6MFV-QLBG-JQOK-A56Q