Ameaça de queimada no Mangue de Pedras em Búzios

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira 14/05, o Jornal Folha de Búzios, recebeu torpedos e ligações sobre uma possível queimada sendo feita no Mangue de Pedras, em Armação dos Búzios.

A nossa Repórter Zilma Cabral foi até o local e constatou que um senhor fazia fogueira queimando a vegetação. O local é um dos últimos manguezais de Armação dos Búzios e considerado um dos três mangues de pedra existentes no mundo. Em Recife e no Japão ficam os outros dois. Caso o vento mude de direção poderá ocorrer uma devastação no local, afetando a flora e fauna.

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizou na manhã do dia 31 de janeiro de 2014, uma visita técnica ao Mangue de Pedras, um ecossistema muito frágil e raro, com enorme potencial para realização de pesquisas aplicadas, inclusive internacionalmente. O objetivo da ação, que contou, ainda, com a participação de diversos Guarda Parques credenciados pelo Instituto Estadual, foi identificar todas as características do local e seu estado de conservação, a fim de que possam ser estudados projetos para a área em questão.

Ações como a implantação de um centro de educação ambiental e a formalização do local como Unidade de Conservação estão em estudo e, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do município, poderão ser realizadas audiências públicas sobre o tema para que todas as partes interessadas possam manifestar seus interesses particulares.

EVENTO:

“Fórum de Diálogo com o Mangue de Pedras”, acontecerá hoje 14/05, ás 14h30min nas dependências do Cine Bardot, no Mangue, centro de Búzios. Com participação da professora e geóloga Kátia Mansur da UFRJ e convidados.

Fonte: Folha de Búzios/Zilma Cabral 

IMG_8565

Momento exato que o senhor coloca fogo no local 

IMG_8561

Área possivelmente queimada em outro momento 

IMG_8562

Copyrighted.com Registered & Protected 
6MFV-QLBG-JQOK-A56Q