Colégio Estadual em Búzios precisa de reparos

10589988_915587268456601_21462866_nÚnico Colégio Estadual do balneário precisa de cuidados especiais

Com risco iminente de queda decretado pela Defesa Civil de Búzios, em 10 de outubro de 2013 a quadra do único Colégio Estadual João de Oliveira Botas, foi interditada. O Colégio que tem 64 anos e está localizado em uma área muito valorizada e com um visual da Praia da Armação de dar inveja, disponibiliza de três turnos e vem enfrentando muitas dificuldades e a demora dos seus problemas internos não serem resolvidos.

 

???????????????????????????????

“Quando chove as águas entram nas salas de aula, tem a questão do esgoto, e também a quadra poliesportiva. A quadra começou a ficar com problemas no final de 2012 por conta da maresia. Em 2013 chegou até ser utilizada, mais teve um vendaval que arrancou as telhas da cobertura da quadra. A partir daí a quadra foi interditada pela Defesa Civil do município e pela EMOP-(Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro).”-Contou um aluno que preferiu não ser identificado.

Ainda de acordo com informações de alunos além da falta da quadra poliesportiva, a falta de segurança noturna também é um problema constante no colégio.

“Além da interdição da quadra que se arrasta desde o ano passado, eu observo muito o problema com relação à falta dos professores, porque alguns faltam muito. Outra questão de um outro problema é a merenda (a péssima qualidade e o horário que é servido). Mas todos esses problemas que estou relatando aqui, já questionei com a direção.”-Conta Jean Felipe, de 19 anos- vice representante da turma 3002/(3° ano).

Além dos problemas apresentados a entrada de outras pessoas na unidade educacional também é questionada pelos alunos.

“Cheguei aqui depois do carnaval e desde que cheguei nunca usei a quadra, está sempre fechada. Nossas aulas de educação física são em sala de aula assistindo filmes ou saindo para caminhar ou pescar. A falta de professores também é um problema. Não temos biologia além de outras matérias e se não bastasse pessoas da rua pulam o muro para dentro do pátio do colégio.”-Disse outra aluna.

???????????????????????????????

Segundo documentos apresentados a nossa equipe de reportagem várias solicitações já foram feitas pela direção do ‘Botas’.

“Já solicitamos reparos na rede de esgoto do colégio e na quadra poliesportiva. Quanto à falta de professores a educação física não é necessariamente usar a quadra. O professor vai à praia com os alunos, faz passeios e etc”-conta a diretora Matilde Maria Goulart.

Por ser o único Colégio Estadual de Armação dos Búzios, os alunos e a comunidade do Colégio pedem mais atenção por parte do Governo Estadual.

???????????????????????????????

“A nossa preocupação é o patrimônio público e a segurança dos alunos e da comunidade. Estamos precisando dos serviços públicos para que sejam retiradas duas amendoeiras que estão ao fundo da quadra poliesportiva trazendo riscos para o colégio.”-Enfatiza Matilde.

A nossa repórter Zilma Cabral que tem filho estudando no ‘Botas’ observa o esforço da direção para tentar sanar de uma vez por todas os diversos problemas ao entorno da unidade escolar.

“Como mãe de aluno eu observei o esforço da diretora Matilde com os problemas existentes e pedimos para que as autoridades olhem com mais carinho, com outro olhar para o único colégio estadual existente em Armação dos Búzios. O colégio está precisando urgentemente de atenção na quadra poliesportiva, pois com os fortes vendavais o telhado está se desprendendo e colocando em risco a comunidade escolar.”-Disse Zilma Cabral.

Veja algumas solicitações já feitas aos órgãos competentes:

Reparos na estrutura e telhado da quadra poliesportiva que está enferrujada desprendendo as telhas e calhas e alambrados das laterais da quadra, além de equipamentos esportivos;

Cortes e podas nas árvores centenárias que estão com os galhos apodrecidos;

Esgoto tem retorno da rua na parte mais baixa do terreno do colégio, quando chove as águas da chuva invadem os corredores e refeitório, o mesmo recentemente foi realizado obras mas o sistema da Prolagos e da Prefeitura não funcionam dando retorno para o colégio;

Descupinização em vários ambientes, a preventiva já foi feita porém não foi o suficiente;

A acessibilidade para cadeirantes que existe está com rachaduras e fora dos padrões que garantem esta estabilidade com segurança;

Sala para orientação educacional, sala para copiadoras, a mesma é dividida com a sala da direção;

Sala de múltiplo uso, nova sala de professores, a que existe é apertada e os professores ficam sem privacidade, já que a mesma fica na entrada do colégio;

O almoxarifado está tomado pelo cupim. Cobertura do pátio da oficina de xadrez, laboratório de ciências e auditório;

“Existe uma área ociosa entre a horta orgânica e os banheiros que deveria ser aproveitada para atender os coordenadores de turno e a orientação educacional. Contamos com a colaboração de todos os profissionais preocupados com a educação de qualidade de Armação dos Búzios.”-Concluiu Matilde.

Fonte: Folha de Búzios / Zilma Cabral 

 

Copyrighted.com Registered & Protected 
6MFV-QLBG-JQOK-A56Q