Escola Municipal no Jardim Esperança investe em qualidade de vida

No próximo sábado (26/5), a comunidade do Jardim Esperança dará os primeiros passos para a vida saudável. Aliás, “passos” não seria a palavra mais correta e sim “pedaladas”. É que a E. M. Talita Hernandes Perelló está promovendo o I Passeio Ciclístico pela Vida Saudável.  Alunos, professores, funcionários, familiares, enfim, toda a comunidade escolar está convidada a tirar a bike de casa e começar a se exercitar. O passeio está previsto para sair de frente da escola, que fica na Estrada de Búzios, a partir das 8h, e seguir para o Dormitório das Garças, Avenida Wilson Mendes.
 
Durante todo o trajeto haverá guardas municipais para garantir a segurança dos participantes. A ação faz parte do projeto de esporte da escola em prol da qualidade de vida. Estudos mostram que o ideal recomendado para manter a saúde em dia é o exercício regular. Mas para criar o hábito é importante que desde a infância o indivíduo seja estimulado para a prática. Assim, explica o diretor da E. M. Talita H. Perelló, professor Fábio Rochetti, a escola torna-se uma instituição vital para o estímulo e principalmente para a orientação dos limites e cuidados que essas práticas requerem.
 
 
 
 – É crescente o número de indivíduos sedentários e isso provoca consequências sérias. Em médio e longo prazo é diagnosticado o aumento de algumas doenças, tais como a obesidade, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, doenças pulmonares, asma, depressão, ansiedade e até mesmo alguns tipos de câncer -, disse.
 
O projeto vai acontecer durante todo o ano de 2014 e todas as turmas estarão envolvidas. Serão inúmeras atividades, sempre com culminâncias nos sábados letivos – necessários para complementação do calendário escolar.  Além disso, todas as disciplinas, laboratórios, o Programa Mais Educação e a equipe técnico-pedagógica da escola estarão empenhados na prática de hábitos saudáveis.
 
            Mas para a pedalada não terminar em dor de cabeça são necessários alguns cuidados básicos, como:
 
 
 
·         Não esquecer o filtro solar;
 
·         Usar boné;
 
·         Água filtrada para hidratar;
 
·         Acompanhar o passeio em ritmo confortável, sem abusos;
 
·         Roupas leves e flexíveis;
 
·         Usar tênis;
 
·         Não sair em jejum;
 
·         Observar as condições da bicicleta, principalmente dos freios;
 
·         Respeitar as orientações dos profissionais de educação física e equipe da escola que estarão responsáveis pelo passeio.
 
         Por: Pedro Henrique \ Jornal Búzios em Foco 
Copyrighted.com Registered & Protected 
6MFV-QLBG-JQOK-A56Q