Festival de Esportes Náuticos acontece na praia de Manguinhos em Búzios

buzios vela clube regata (640x427)

Evento oferece diversas atividades gratuitas, além de uma regata competitiva

 

O município de Armação dos Búzios foi escolhido para receber a quinta edição do Festival UVA de Esportes Náuticos, organizado por alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

O evento acontece no sábado da próxima semana, dia 14, das 10h às 17h, na sede do Búzios Vela Clube, em Manguinhos. Durante todo o dia, serão oferecidas, gratuitamente, aulas de vela, remo, stand up paddle, windsurf, entre outras modalidades. E para fechar a programação, uma regata competitiva reunirá atletas e desportistas da Região dos Lagos.

O evento é organizado por estudantes, sob a supervisão do professor e iatista Ricardo Fernandes. Desde o início do semestre, alunos dos cursos de Educação Física, Turismo e Comunicação Social fazem os preparativos do evento. Cada equipe recebeu uma missão específica e durante toda a programação os grupos serão avaliados, de acordo com os princípios vistos nas disciplinas de Metodologia de Esportes de Aventura na Água e Gestão de Eventos Esportivos.

O professor Ricardo Fernandes, que promete ser rigoroso na avaliação, ressalta que as atividades externas, especialmente as de grande complexidade, proporcionam muito mais do que a aprovação semestral. Ele enumera uma série de benefícios aos futuros profissionais, como responsabilidade, espírito de equipe, liderança, flexibilidade, entre outros, além da integração com a comunidade.

O evento, que integra diversas modalidades, também pretende fomentar a prática esportiva e a exploração do esporte náutico, atividade pouco praticada na região. "Queremos, ainda, estimular a consciência ecológica e a proteção ambiental", enfatiza Ricardo, ressaltando a necessidade de preservar o maior patrimônio que o município possui, com um ecossistema rico e de beleza ímpar.

Festival
O festival, embora competitivo, ocorrerá mais próximo da margem, proporcionando ao público uma interação maior com as modalidades apresentadas. Podem participar iatistas que velejam nas seguintes categorias: Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Dingue, Laser, Tiki 21 e sem classe (Bico de Proa). Também irão para competição atletas de prancha a vela windsurfe RSX, caiaque, stand up paddle (SUP), canoa havaiana OC1 e Optimist. A regata terá início às 13h45 e os interessados em participar da competição podem se inscrever pelo e-mailricardofernandesvela@gmail.com ou no Quiosque do Bambino (na Praia das Palmeiras, em Cabo Frio). No dia da competição, os inscritos deverão levar um quilo de alimento não-perecível.

A premiação contemplará os três melhores classificados em cada categoria, divididos em geral (até 44 anos) e veterano (acima de 45 anos), tanto no iatismo e quanto SUP. Windsurf e Optimist terão apenas uma categoria, enquanto canoa havaiana será dividida por gênero e o caiaque também contemplará iniciantes, de 12 a 14 anos. O primeiro colocado receberá troféu e medalha e os demais, medalhas de acordo com o lugar obtido. Nas modalidades com menos de três inscrições por categoria, não haverá premiação. Todos os inscritos receberão medalhas de participação e camisetas. A premiação ocorrerá por volta das 16h, marcando o encerramento do evento.

O Festival UVA de Esportes Náuticos possui a chancela da Confederação Brasileira de Vela. As edições anteriores foram realizadas nos municípios de Araruama, Iguaba Grande e Cabo Frio.

Clínica
No domingo, 15, das 11h às 15h30, será realizada uma clínica básica de regatas para barcos a vela. A parte teórica contemplará assuntos como regras, táticas, técnicas básicas e largada de regatas, dando subsídios para experimentações de prática de largada e contra vento.

 

Fonte Andréa Luiza Collet

Copyrighted.com Registered & Protected 
6MFV-QLBG-JQOK-A56Q