Funcionários que deixaram comida vencida em depósito de escola, em Búzios, podem ser demitidos

Prefeito admitiu que alguns itens passaram do prazo de validade e promete atitudes severas para ato que considera inadmissível

O prefeito de Armação dos Búzios, André Granado, admitiu na manhã desta sexta-feira (25), depois de inspeção na Escola Municipalizada Professora Eulina de Assis Marques, no bairro São José, que foram encontrados alguns quilos de salsicha e fubá que passaram do prazo de validade. Segundo ele, os responsáveis pelo controle e qualidade dos alimentos serão penalizados, podendo ser demitidos ou afastados das funções.
 
O caso veio a tona depois que agentes do Grupo de Apoio à Promotoria (GAP) de Cabo Frio e do Ministério Público Estadual (MPE) apreenderam cerca de 20 kg de alimentos vencidos na escola, na tarde de quinta-feira (24). Segundo os agentes, foram apreendidos 8 kg de fubá; três caixas de ovos, sendo uma delas com larvas; um pote de margarina; um pote de aveia; um pacote de massas de pastel; 1kg de toucinho; 2,5 kg de linguiça; 6 kg de salsicha e dois pacotes de trigo, sendo que um deles estava aberto. 
 
Os agentes chegaram no local após uma denúncia. Alguns alimentos estavam há quase um ano fora da validade. Todo o material foi levado para a Delegacia de Búzios e vai passar por perícia. A diretora da escola também foi levada para a delegacia, onde prestou depoimento. Ela deve responder por crime contra a ordem tributária econômica e relações de consumo.
 
O prefeito de Búzios acredita que tais denúncias fazem parte de sabotagens pelas quais o governo está passando. O motivo, para André Granado, são os cortes de regalias que estão sendo feitas na administração pública. "Fiquei sabendo dessa situação na noite de quarta-feira. Estamos apurando o que está ocorrendo. Já sei que no depósito tinha quilos de fubá e salsichas, com vencimentos no dia 20 e 22 de abril, respectivamente. Os responsáveis serão punidos porque isso não pode acontecer. Sei que passamos por um feriado longo, de sete dias, mesmo assim, o cuidado com esses alimentos deve ser cuidadoso, pois os mesmos são oferecidos para crianças", disse o prefeito de Armação dos Búzios. 
 
Escolas têm autonomia no gerenciamento dos alimentos
 
De acordo com o prefeito André Granado, as direções das escolas têm autonomia na gerência dos alimentos utilizados na merenda escolar. Inclusive, o município conta com um Conselho de Alimentação, que fiscaliza as escolas. 
 
"Temos que apurar como foi que esse alimento foi parar na escola e porque ninguém verificou a data de validade. Na última fiscalização na escola Professora Eulina de Assis Marques não foi constatada nenhuma irregularidade na merenda, tais como alimentos vencidos e em estado avançado de decomposição. Além disso, é responsabilidade da escola gerenciar e notificar a secretaria em caso de situações como esta. Vamos avaliar o relatório do Conselho Municipal de Alimentação para saber o que aconteceu", garantiu o prefeito.
 
De acordo com o secretário municipal de Educação de Búzios, Cláudio Mendonça, o controle da merenda escolar das unidades municipais é feito quinzenalmente pela equipe do setor de gestão escolar da Secretaria de Educação. Além disso, diariamente, a direção de cada escola realiza um reforço da fiscalização destes alimentos. 
 
Em depoimento, na delegacia, a diretora da Escola Professora Eulina de Assis Marques, afirmou que não é ela quem fiscaliza os alimentos. Segundo a educadora, os produtos chegam à tarde nas escolas e a cozinheira é quem é a responsável pelo recebimento. Ela também afirmou que os alimentos podem ter chegado na escola já vencidos. As duas cozinheiras também serão ouvidas.
 
 
Fonte: RC24H
Copyrighted.com Registered & Protected 
6MFV-QLBG-JQOK-A56Q