Golfinho que encalhou em Búzios não resistiu

IMG_9342 - Cópia

Mamífero estava com cortes por todo corpo

Um golfinho que encalhou no início desta tarde de sábado 12/07, em frente a casa noturna Privillege, na Orla Bardot, não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo informações o cetáceo solitário foi visto ontem nadando na costa buziana.

O golfinho foi achado na parte da manhã pelos pescadores da Orla, ele estava preso em uma rede de espera.
Pela informação do Guarda Marítimo Ambiental Márcio, os pescadores no primeiro momento tiraram o golfinho e o levaram para alto mar, na tentativa de introduzi-lo ao seu habitat, mas como ele estava afogado e muito machucado, não conseguiu prosseguir e retornou a Orla como um pedido de socorro.

IMG_9314 - Cópia

A GMA-Guarda Marítima Ambiental foi acionada, e através dela o CTA-Centro de Tratamento de Animais de Arraial do Cabo veio até o balneário. A chegada do veterinário responsável do CTA foi aguardada para transportar o animal.

De acordo com a bióloga marinha Adriana Amaral, que deu apoio a GMA, o cetáceo é uma fêmea de 200 kg, da espécie nariz de garrafa, que é conhecido também como boto cinza e mede dois metros e trinta aproximadamente.

“Nesse caso, ela ficou presa em uma rede de espera, estava muito ferida com cortes, o que prova a luta dela contra a rede que é de nylon, bebeu muita água e tentou sobreviver, mas infelizmente veio a óbito. Ela tem aproximadamente uns três anos, o que será confirmado após a autópsia. Ela estava muito inchada devido à quantidade de água que bebeu. Lutou muito para sobreviver, mas não conseguiu”-lamentou a bióloga.

Ainda segundo Adriana, muitas espécies marinhas estão morrendo por causa desse problema com as redes de espera. Ela busca junto ás autoridades um possível apoio para um projeto junto aos pescadores que visa resgatar e socorrer espécies ameaçadas de extinção.

O corpo do animal foi levado para autópsia em Arraial do Cabo.

Por Carlos Tavares/ Folha de Búzios

IMG_9279

 

Copyrighted.com Registered & Protected 
6MFV-QLBG-JQOK-A56Q