GREVE DOS VIGILANTES: Sindicatos trabalhista e patronal se reúnem na quita-feira (22) no Rio

Paralisação pode acabar nesta semana, dependendo do acordo que sair do encontro

Prestes a completar um mês de paralisação, a greve dos vigilantes pode acabar nesta semana. Está marcada para quinta-feira (22), um encontro entre os sindicatos dos trabalhadores e o patronal. A reunião será no Rio de Janeiro e dará início à rodada de negociação.

A greve dos vigilantes começou em 24 de abril. Desde então, todas as agências bancárias não estão abrindo para atendimento interno. Com isso, muita gente ficou prejudicada. 

Segundo um dos representantes do Sindicato dos Vigilantes do Estado do Rio, Edson Mariano, a categoria pede 10% de aumento salarial, 30% por periculosidade aumento nos valores para transporte e alimentação. Em contrapartida, as empresas ofereceram apenas 1,5% de aumento e não negociam as demais reivindicações.

O principal ponto de divergência é a demanda quanto ao pagamento pela periculosidade da profissão, paga aos vigilantes pelo trato constante com valores.  O sindicato da categoria reivindica que seja pago, também, um adicional por risco de vida, vinculado constitucionalmente à profissão, pelo fato de os vigilantes, mesmo não estando no exercício das funções, correr sempre o risco de ser identificado ou ter suas famílias ameaçadas por criminosos.  Apesar de serem dois adicionais distintos, as empresas alegam que o adicional por periculosidade já cobre as duas demandas.

Os rumos da greve serão discutidos em assembleia a ser realizada após a reunião de quinta-feira.


Fonte: RC24H

 

Copyrighted.com Registered & Protected 
6MFV-QLBG-JQOK-A56Q