Mega Operação movimenta a Praia da Armação em Búzios

IMG_0426

Momento em que a primeira estaca é removida do mar da Armação. 

Por determinação do Ministério Público Federal de São Pedro da Aldeia, as 19 estacas de construção da extensão do píer do Porto Veleiro, de propriedade do empresário Cadú Bueno, estão sendo retiradas do mar de Búzios.

Com três metros abaixo do solo marinho e aproximadamente sete metros acima do nível do mar as estacas que estavam por seis anos no largo da Praia da Armação serão removidas entre hoje e amanhã.

Várias escunas foram fundeadas em volta das estacas como forma de impedir que elas fossem removidas. Em seguida uma verdadeira operação de guerra movimentou a Praia da Armação.

Helicópteros, lanchas, barcos, Colônia dos Pescadores Z-23, comunidade, Polícias Federal, Militar e Civil, Inea, Prefeitura, Guarda Marítima Ambiental, Guarda Vidas, Ordem Pública, Cicca e Secretarias Estadual e Municipal do Ambiente, juntos movimentaram a Orla e chamaram a atenção de quem passava por perto.

De acordo com o Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Portinho, essa é a maior operação que a secretaria Estadual do Ambiente já fez no Estado.

“Nunca envolveu tanta máquina, pessoal e dinheiro, todos os prazos foram cumpridos, o empresário foi intimado e não obedeceu. Por isso a licença foi cassada. É uma questão ambiental essa carcaça enferrujando na água vai sair e parar de jogar metal no mar. Eu sei que tem uma questão social muito maior que são os pescadores. Os peixes que fugiram da costa voltarão a passar por aqui. Quando criança morei em Búzios, há quinze anos atrás me casei em Búzios e terça-feira é meu aniversário e não poderia me dar um presente como esse e principalmente para os pescadores.  Hoje estamos devolvendo a paisagem da Praia da Armação”-conta Portinho.

Para o Prefeito André Granado as demandas dos pescadores foram ouvidas e a Prefeitura buscou todas as formas dentro da Lei para que fossem cumpridas as exigências.

“Hoje muito pescador está tendo o sonho realizado estamos dando um sinal de compromisso e respeito com essa atitude favorável à população. Muita gente fala de pescador principalmente em época de campanha. Búzios não pode ser descaracterizado não podemos perder a essência da Vila de Pescadores. São nossas belezas que atraem turistas do mundo todo. A nossa simplicidade! Eu recebo para estar ao lado da população”-disse o Prefeito.

IMG_0448

Na foto: Um dos pescadores mais antigos da Armação Seu Élcio, Tiano, Neguinho, Dimili, Prefeito André Granado, Secretário Municipal de Meio Ambiente Fábio Dantas, Secretário Estadual Carlos Portinho, Coronel Padrone e o Presidente da Colônia de Pescadores Z-23 Chita

O empresário do setor náutico César Fernandes disse“estar muito contente em presenciar isso por ser um momento histórico para a cidade que sempre foi ligada aos pescadores e sua história .A gente vê que na hora certa as coisas certas acontecem”.

Emocionado o Presidente da Colônia de Pescadores-Z-23, Amarildo de Sá Chita, relatou momentos desde a entrada da ação contra a colocação das estacadas no Ministério Público Federal.

“A vontade é de chorar. Foram quatro anos de luta, sofri muito! Cheguei a um momento que eu não acreditava mais, muita gente contra mim. Mas a justiça provou mais uma vez que é justa e vem na hora certa. A colônia foi quem moveu esse processo, mostramos e provamos que saindo de uma pessoa só, lançar um cais de 180 metros de comprimento e 40 de largura em um local tão sensível, uma bacia tão importante para Búzios em um dos cartões postais mais lindos da Cidade, para favorecer uma única pessoa e desfavorecer uma comunidade… não fico feliz com a perda dos outros, mas ele poderia evitar tudo isso. Não precisava chegar a esse ponto. Passamos por vários prefeitos e ninguém fez nada. O Prefeito de Búzios tem que ser corajoso a atitude do Prefeito André foi muito positiva em defender o pescador e preservar a pesca artesanal. Até a festa de São Pedro foi modificada por causa das estacas. Fui bombardeado por vários jornais de Búzios, na época, eles distorciam tudo o que eu falava. Cansei de ir para a Câmara de Vereadores, chorava em plenário e ninguém fez nada. Hoje de coração aberto me sinto feliz em poder fazer o papel de presidente em representar uma classe que é o começo e a cara de Búzios”-conclui Chita.

Por: Bebeto Karolla  / Foto e Texo: Zilma Cabral

IMG_0432

Copyrighted.com Registered & Protected 
6MFV-QLBG-JQOK-A56Q