Pedalada ao Mangue de Pedra é um sucesso

  • Associação de Ciclistas de Armação dos Búzios

Mário Quintana, poeta brasileiro, talvez tenha elegido a Primavera, como sua estação preferida. Em uma de suas poesias, a estação é comparada a uma menininha, de cabelos esvoaçantes, que dança, em meio a ventos e chuvas que acompanham a chegada da estação. O mais interessante é que o nome do poema é “Família desencontrada”. É preciso dizer mais alguma coisa?

Foi em meio a total instabilidade do tempo, de céu escuro prenunciando chuva, e de alguns desencontros entre os participantes (faz parte) que cerca de 40 pessoas participaram da pedalada até o Mangue de Pedra, que saiu do Pórtico, neste ultimo domingo, 21/09, entre elas, muitas crianças.

O evento foi organizado pela Associação de Ciclistas de Armação dos Búzios e demais entidades civis da cidade. Unindo as pessoas, o direito à ciclofaixas ou ciclovias, trânsito humanizado, com prioridade absoluta para o pedestre e para o ciclista. Não menos importante, pelo cumprimento de uma promessa de governo, que é a transformação do Mangue de Pedra e de seu entorno, em Unidade de Conservação, e o cancelamento da licença do Condomínio Gran Riserva, concedida, pela Prefeitura de Búzios, na gestão anterior.

Os participantes da pedalada também comemoram o Dia da Árvore, a chegada da Primavera, claro, o Dia Mundial sem carro, que tem a ver também com a luta pelo clima, prejudicado pela emissão de tanto CO², que é coisa de quem uso muito o carro e não pensa em alternativas de locomoção. 

Vamos  pedalar, gente. O mundo merece e o planeta agradece!
Além da ameaça de chuva, houve um desencontro inicial entre os participantes. O grupo de ciclistas ficou no Pórtico de Búzios, até às 9:30 h. Enquanto isso, outro grupo esperava, na Praça da Rasa, e um terceiro já se encontrava no Mangue de Pedra. Nesta hora, benditos celulares! A “família desencontrada” acabou promovendo mais um evento de amor, respeito e cuidado com o patrimônio natural de Búzios. Sucesso total. No Mangue de Pedra, foram recolhidas quase 10 sacolas de 100 litros, de lixo, atividade liderada pelas crianças, supervisionada por adultos, em meio a muita indignação. 

Merece registro, ainda, a participação da Prefeitura, através de suas Secretarias, na infraestrutura do evento, a presença impecável da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde, que garantiu profissionais da área e uma ambulância. Nossos agradecimentos!

Ao fim, uma sensação gostosa, pois existe coisa mais importante, nesta vida, do que fazer encontros e naquele lugar paradisíaco? A sensação do dever cumprido; a aula da amiga Bina, sempre preocupada em divulgar a raridade do ecossistema Mangue de Pedra, com o devido alerta para os danos ambientais do empreendimento Gran Riserva. Foi um grande domingo. Todos, somos Mangue de Pedra !!!

Por:  Cristina Pimentel / Jornal Búzios em Foco


 

Copyrighted.com Registered & Protected 
6MFV-QLBG-JQOK-A56Q