Peixe gigante é capturado na Lagoa Araruama, em Iguaba Grande

unnamed (3)                                                       O peixe da espécie perumbeba é considerado um dos maiores já vistos na lagoa.

Os pescadores de Iguaba Grande capturaram uma perumbeba gigante na Lagoa Araruama, no último fim de semana. O peixe que pesa 14 quilos e mais de um metro de comprimento é considerado um dos maiores já vistos no ecossistema, segundo pescadores da região.

O peixe foi capturado pelos pescadores José Carlos, atuante na atividade há mais de 40 anos e Márcio Cabral, pescador há 20. Para o presidente da Colônia de Pescadores de Iguaba Grande, Cícero Vanderlei Neto, a pesca do “peixe gigante” é resultado da recuperação da Lagoa.

“A captura da perumbeba mostra como o pescado tem se desenvolvido na lagoa com a melhora da qualidade da água. Há muito tempo não se via essa fartura na pesca e espécies que tinham sumido estão retornando a nossa Lagoa”, diz Cícero.

Recuperação da Lagoa Araruama

O sucesso da atividade pesqueira é resultado do trabalho de recuperação da Lagoa. Em 15 anos de concessão, a Prolagos investiu mais de R$ 400 milhões em saneamento básico, o que representa um dos maiores investimentos no segmento privado por habitante no Brasil. O processo de recuperação da Lagoa Araruama é resultado de um trabalho conjunto das Concessionárias de Água e Esgoto, de cinco prefeituras (Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia), do Governo do Estado e da sociedade civil organizada. A recuperação desse cartão-postal é essencial para o fomento do turismo e da economia da Região dos Lagos e os efeitos desses investimentos vêm sendo observados em toda a região.

Na primeira fase de implantação do cinturão de coleta de esgotos ao redor da Lagoa Araruama,  foram instalados 64 quilômetros de tubulação, construídas 37 estações elevatórias e quatro modernas estações de tratamento de esgoto: em Cabo Frio; Búzios, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. Na segunda fase de investimentos, a Prolagos instalou mais 35 quilômetros de tubulação, priorizando a coleta do esgoto dos municípios da área de concessão ao redor da lagoa. A concessionária construiu também 13 estações elevatórias, ampliou a estação de tratamento de esgotos de São Pedro da Aldeia e construiu a Estação de Tratamento do Jardim Esperança, em Cabo Frio.

A Prolagos já está trabalhando na terceira fase do esgotamento sanitário e, em Cabo Frio, está sendo executada a obra que possibilitará a captação das bacias da região do Aeroporto (Guarani, Jardim Nautilus, Recanto das Dunas e Manoel Correa), com mais de três quilômetros de tubulação e a construção de duas estações elevatórias de esgoto, beneficiando 40 mil pessoas diretamente e evitando o lançamento de 50 litros de esgoto por segundo na Lagoa Araruama.

Fonte: Folha de Búzios | Foto:  Leandro Coutinho

 

Copyrighted.com Registered & Protected 
6MFV-QLBG-JQOK-A56Q