Peixe raro no Brasil é encontrado no mar de Arraial do Cabo, no RJ

Peixe-leão foi encontrado no mar de Arraial do Cabo (Foto: Associação de Mergulho / Divulgação)

Peixe-leão foi visto em mergulho e pesquisadores voltaram para procurá-lo.
Espécie tem glândulas venenosas e é natural do oceano Indo-Pacífico.

 
 

Foi capturado nesta quarta-feira (14) no mar de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, um peixe raro em águas brasileiras. O Peixe-leão foi pescado com vida, colocado em um aquário e encaminhado para a Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, onde irá passar por uma análise genética para que a origem dele possa ser identificada. A espécie tem glândulas venenosas e é natural do oceano Indo-Pacífico.

"Esse peixe foi visto durante um mergulho no último sábado (10) na Enseada da Lagoinha, na Prainha. Por ser uma espécie muito rara, que, pelas notícias que temos, nunca foi registrada antes em águas brasileiras, decidimos fazer uma expedição pelo local nesta quarta para tentar localizá-la, e conseguimos", explicou o presidente da Associação das Empresas de Mergulho Recreativo, Turismo e Lazer Náutico de Arraial do Cabo, Paulo Henrique.

A operação para encontrar o peixe contou, ainda, com o apoio de técnicos da UFF e do Insituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). A previsão é que em alguns dias o relatório com as análises do peixe seja divulgado pelo Laboratório de Ecologia  e Conservação de Ambientes Recifais da UFF.

"Nos Estados Unidos e no Caribe a presença do Peixe-leão é considerada devastadora, porque chegou aparentemente de forma acidental e, naquela região, ele não tem predadores naturais, o que colaborou para uma reprodução muito rápida", completou Paulo Henrique.

Equipe fez expedição para encontrar o peixe que tinha sido visto durante mergulho (Foto: Associação de Mergulho / Divulgação)

 

Fonte: G1

Copyrighted.com Registered & Protected 
6MFV-QLBG-JQOK-A56Q