Prefeito de Búzios propõe subsídio para passagem de ônibus

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Armação dos Búzios, realizada na quinta-feira (23), foi apresentado o Projeto de Lei 68/2014, de autoria do prefeito André Granado, tratando de instituir o Programa de Transporte Social em Búzios. Conforme o PL, o programa assegura subsídio aos usuários do transporte coletivo convencional, o ônibus Centro- Rasa (307). O beneficiado do chamado “Cartão Transporte Social” pagará R$2,50 na passagem, cabendo ao Poder Executivo Municipal arcar com a diferença entre o valor pago pelo usuário e o valor da tarifa fixada (atualmente, R$2,95). O benefício é estendido a todos os moradores da cidade, exceto àqueles que possuem auxílio transporte.Em observância no disposto da Lei Orgânica Municipal, a gratuidade do uso do transporte coletivo é assegurado aos estudantes, aos idosos, aos deficientes físicos, aos portadores de doenças crônicas e às gestantes.

Representantes do transporte alternativo de Búzios (vans), o presidente da Cooperbúzios e da Coopergeribá compareceram na sessão para acompanhar o andamento do projeto. Visando ao interesse dos cooperados, eles temem a queda de passageiros, uma vez que o valor proposto pelo projeto para a passagem de ônibus é o mesmo cobrado pelas vans.

Os vereadores discutiram a matéria. Lorram Silveira apontou algumas falhas do PL como a necessidade de apontamento de impacto financeiro do programa. Disse também que o texto engloba a criação do Conselho e do Fundo de Transportes, quando, deveriam ser tratados em projeto próprio. Henrique Gomes disse que considera o projeto prejudicado, devido a falta de licitação do transporte no município.Felipe Lopes defendeu que o projeto é manobra política, e que enquanto o prefeito se preocupa com subsídio ao transporte, faltam remédios para a população.

Por outro lado,  os moradores da Rasa encontram dificuldades de pegar as vans para o bairro, que em determinados horários, ficam lotadas; e o ônibus não é tão utilizado por eles, devido à diferença do valor da passagem.
O PL68/2014 foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise.


Do: Jornal Búzios em Foco / Foto: Divulgação

 

Copyrighted.com Registered & Protected 
6MFV-QLBG-JQOK-A56Q