gripe

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com o Ministério da Saúde, informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) já começou. A vacinação está acontecendo desde o dia 22 de abril, das 7h às 18h, e estará disponível até o dia 9 de maio nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (antigos PSFs) e na Policlínica Municipal.

Uma novidade para este ano foi a abrangência da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Durante a apresentação da campanha, o Ministro Arthur Chioro destacou a importância da ampliação da vacina ao público infantil. “A extensão da faixa etária para os menores de cinco anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos. A vacinação desta faixa beneficia tanto a criança que recebe a vacina, como também os grupos mais vulneráveis que convivem com ela”, explicou ele.

Além das crianças, estão incluídos no público-alvo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

Para 2014, a campanha nacional espera atingir 49,6 milhões de pessoas – em Búzios, a meta é 6.501 pessoas – o equivalente a 80% da população considerada de risco para complicações por gripe. Para o grupo de portadores de doenças crônicas e outras condições clinicas não há meta específica de vacinação. O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destacou a importância do lançamento da campanha neste período que antecede o inverno, estação mais propícia para a gripe:

“A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. Por isso é importante as pessoas procurarem a vacinação no período da campanha. Assim, quando chegar o inverno, estarão protegidas”, afirmou Barbosa

 

Fonte: Folha de Búzios