Quilos de alimentos vencidos são apreendidos em escola de Búzios

Ovos foram encontrados com larvas em dispensa de escola municipal.
Diretora alegou que não tem que fiscalizar condições de merenda.

Agentes do Grupo de Apoio à Promotoria de Cabo Frio e do Ministério Público Estadual apreenderam cerca de 20 kg de alimentos vencidos em uma escola municipal de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (24). Segundo os agentes, foram apreendidos 8 kg de fubá; três caixas de ovos, sendo uma delas com larvas; um pote de margarina; um pote de aveia; um pacote de massas de pastel; 1kg de toucinho; 2,5 kg de linguiça; 6 kg de salsicha e dois pacotes de trigo, sendo que um deles estava aberto. O material foi apreendido na Escola Municipalizada Professora Eulina de Assis Marques, no bairro São José.

Os agentes chegaram no local após uma denúncia. Alguns alimentos estavam há quase um ano fora da validade. Todo o material foi levado para a Delegacia de Búzios e vai passar por perícia. A diretora da escola também foi levada para a delegacia, onde prestou depoimento na tarde desta quarta (24). Ela deve responder por crime contra a ordem tributária econômica e relações de consumo.

Em depoimento, a diretora, que não teve o nome divulgado, afirmou que não é ela quem fiscaliza os alimentos. Segundo ela, os produtos chegam à tarde nas escolas e a cozinheira é quem é a responsável pelo recebimento. Ela também afirmou que os alimentos podem ter chegado na escola já vencidos. As duas cozinheiras também serão ouvidas.

O secretário de educação, Claudio Mendonça, informou que a secretaria abrirá uma sindicância para apurar o caso, já que a última fiscalização nesta unidade não constatou nenhuma irregularidade na merenda, tais como alimentos vencidos e em estado avançado de decomposição. O secretário afirmou, ainda, que a direção de cada unidade escolar tem autonomia e responsabilidade por gerenciar a escola e notificar a secretaria em caso de situações como esta.

Claudio também disse que o controle da merenda escolar das unidades municipais de Búzios é feito quinzenalmente pela equipe do setor de gestão escolar da Secretaria de Educação. Além disso, diariamente, a direção de cada escola realiza um reforço da fiscalização destes alimentos.

Fonte: G1/ Região dos Lagos

https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2014/04/quilos-de-alimentos-vencidos-sao-apreendidos-em-escola-de-buzios.html

Copyrighted.com Registered & Protected 
6MFV-QLBG-JQOK-A56Q