SEME oferece curso de Formação Continuada para auxiliares de classe

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio da Divisão de Educação Inclusiva (DEGEPE), está oferecendo curso de formação continuada para auxiliares escolares de alunos inclusos e das Escolas Especiais. O curso Mediação Escolar e Inclusão será ministrado pela chefe da divisão, professora formadora Jocélia Pinho, que é fisioterapeuta e especialista em neuropsicologia. As inscrições devem ser feitas no Centro de Estudos Natália Caldonazzi, que fica na Rua Coronel Ferreira, nº 221, no bairro Portinho, ou pelo telefone (22) 99287 8631.
 
O curso será dividido em cinco módulos: Mediação Escolar e Autismo; Síndrome de Down: Conceito, características e mediação; Deficiência Intelectual: O professor, o mediador e o aluno; Entendendo as deficiências física e visual – Mediando as dificuldades e as habilidades do aluno e TDAH: conflitos e dificuldades de aprendizagem. Os auxiliares deverão escolher o tema de acordo com sua atual prática.
 
De acordo com a professora Jocélia Pinho, no momento o foco será a capacitação para o auxiliar de classe, pois ele é um mediador importante no processo de inclusão.
 
– Diante da proposta de inclusão como um movimento mundial, faz-se necessário que todos os envolvidos nesse processo se capacitem: professores, equipe diretiva, equipe técnica, pessoal de apoio e o auxiliar de classe. Entretanto, o auxiliar de classe é o profissional que, no processo de aprendizagem, favorece a interpretação do estímulo ambiental e torna tal estímulo relevante e significativo, favorecendo assim o desenvolvimento do aluno -, explica.
 
Os encontros acontecerão na Escola Municipal João Rocha, no bairro Vila Nova, sempre das 18h às 21h, em duas turmas: uma às terças-feiras, começando em 06 de maio, e outra as quintas, a partir do dia 08 de maio.
 
Por: Pedro Henrique\ Jornal Búzios em Foco 
 
 
Copyrighted.com Registered & Protected 
6MFV-QLBG-JQOK-A56Q