Senador Lindberg defende prioridade para investimentos na Região dos Lagos

O senador Lindberg Farias (PT-RJ) em Araruama e defendeu o orçamento territorializado como forma de evitar distorções em relação aos investimentos no interior do estado. Durante a Caravana da Cidadania do PT em Araruama, na manhã deste sábado, 26, Lindberg criticou o distanciamento do governo em relação aos principais problemas da Região dos Lagos, além de ouvir sugestões e críticas para a construção do Orçamento Participativo do PT. O evento contou com as participações do deputado federal Jorge Bittar (PT), do deputado estadual Carlos Minc (PT), além de políticos, lideranças comunitárias e representantes de associações de classe da região.

 IMG_7766

Foto: Zilma Cabral/ Folha de Búzios

“Hoje, há um desgaste gigantesco do governo do estado em relação à população. Não está havendo diálogo com a sociedade. A violência que acontece nas comunidades do Pavão-Pavãozinho é um reflexo desse distanciamento. Não adiante só investir em UPP, sem investir em escola técnica e ensino profissionalizante”, afirmou.

Segundo Lindberg, é preciso que a sociedade participe, com sugestões, para a elaboração de um programa de governo participativo. Ele defendeu também a implantação de um orçamento territorializado, em que a população indique quais são as prioridades de cada região.

IMG_7767

O Vice Prefeito de Búzios, Carlos Muniz e Lindberg Farias/ Zilma Cabral/ Folha de Búzios

Problemas da região

Em um auditório lotado, no Hotel Ver a Vista, em Araruama, Lindberg ouviu críticas em relação à situação dos hospitais na região. O vereador Marcelo Amaral (PT), de Araruama, disse que há falta de gestão do estado na infraestrutura das unidades de saúde. “Embora contemos com 17 hospitais na Região dos Lagos, com mais 1.100 leitos e mais de R$ 500 milhões de investimento anual do governo do estado, o morador não consegue fazer uma simples cirurgia de catarata”, criticou. Segundo ele, neste e em outros procedimentos simples de cirurgia, o paciente da região tem que ser levado para o Rio ou Niterói.

IMG_7756

Foto: Zilma Cabral/ Folha de Búzios

Lindberg disse que o governo do estado deveria ter participação mais efetiva nos consórcios intermunicipais de saúde, citando o caso da Região dos Lagos. “Os municípios estão se sentindo abandonados”, afirmou.

O senador também ouviu reclamações sobre o aumento da violência, a falta de oportunidades de emprego e os problemas de falta d’água. Na área de educação, uma das críticas foi em relação à transferência da Coordenadoria Regional de Educação, antes localizada na Região dos Lagos, para Niterói. “Agora, uma simples reclamação de um professor tem que ser feita em Niterói”, disse um militante petista.

Segundo o próprio Senador Lindberg, “Carlos Muniz é o Vice Prefeito da oposição em Armação dos Búzios”.

O Vice Prefeito de Búzios, Carlos Muniz, destacou em público o pedido sobre o foco na preservação do Mangue de Pedras e sobre o compromisso em combater a especulação imobiliária em Búzios. Também houve pedidos para a implantação de uma universidade estadual ou federal na região.

Segundo o vice prefeito de Armação dos Búzios a Região dos Lagos hoje  é feudo de coronéis e o PT vem com a intenção de quebrar este paradigma.

“A exemplo disso basta repararmos nas reclamações na área da saúde e educação da Região dos Lagos. Em consequência disso na  próxima segunda-feira 28/04, haverá uma paralisação na cidade de Búzios com a educação e parte dos funcionários da saúde. Para se ter uma ideia os professores contratados de Búzios tiveram  20 % do salário diminuído mesmo realizando o mesmo papel que os demais.” -Contou Carlos Muniz.

Copyrighted.com Registered & Protected 
6MFV-QLBG-JQOK-A56Q